terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como Reduzir Custos Operacionais nas Empresas





Todo processo de produção de mercadorias ou prestação de serviços, gera custo operacional para qualquer empresa, seja ela do ramo comercial ou industrial. Para que não haja desperdício dentro das empresas tem que existir uma boa organização por parte da administração juntamente com a contabilidade, pois pequenas despesas que somadas podem representar um custo desnecessário, e havendo essa harmonia dentro do negócio o risco será menos relevante.

É necessário o custo operacional na empresa, pois é o que manterá ativa as atividades na sua condição existente e apropriada de trabalho. Pensando no sentido econômico, é um investimento do capital para obter lucros futuros, ou seja, investi-se agora no funcionamento do negócio e tem-se expectativa de rendimento posterior.

Logo é bom ficar atento com as áreas administrativas de cada empresa, para tentar evitar custos exagerados e muitas vezes por falta de orientação adequada.

Os Custos mais evidenciados nas empresas são: Custos Administrativos (remuneração de pessoal, serviços de escritórios), Custos Financeiros (juros, emissão de cheques, tarifas bancarias), Custo Comercial, e os custos indiretos, que podem ser de fabricação, quando se fala de indústria.

Todo empresário deveria ter um especialista em Consultoria do lado, pois teria uma base para alavancar seu negócio, sem tantos prejuízos, e é muito importante ser feita sempre uma analise dentro da empresa e focar qual o setor que está precisando de mais atenção, ou seja, qual a deficiência do setor se está precisando de mais contratação, ou qualificação dos que já estão trabalhando.

Submeta os candidatos a testes rigorosos antes de contratá-los, evitando confiar na sorte. Uma má contratação representa para a empresa um custo elevadíssimo. Considere a hipótese de entregar fora a primeira triagem de candidatos, sendo a seleção final feita internamente. Desta forma estará a reduzir a sua margem de erro. Quando proceder a despedimentos é necessário que esteja ao corrente dos trâmites legais de forma a evitar conflitos e despesas desnecessárias.

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