sábado, 24 de agosto de 2013

Monografia: como encontrar o tema ideal



Vou escrever um pouco do que passei para me decidir sobre o tema da minha monografia para o curso de Bacharel em Ciências Contábeis e aproveitar para dar umas dicas de como encontrar o tema ideal para fazer uma monografia.

Para a maioria dos universitários, o grande vilão de qualquer curso superior é a monografia. Quando vai chegando próximo do final do curso, aquela ruguinha na testa surge e a cabeça começa a funcionar pensando qual será o tema, o que escrever, como escrever e etc.

E a pergunta interior sobre a capacidade de cada um vai surgindo: Se eu não sei escrever, como unir as palavras e dá sentidos a elas fundamentando-as teoricamente? No meu caso desde o início do curso pensava no meu tema e com o passar do tempo fui conhecendo mais disciplinas e me identificando com elas.

Quando comecei a estagiar em um escritório de contabilidade, fazia a contabilidade de igrejas católicas de diversas paróquias. Logo surgiu uma curiosidade, a de não saber que as entidades religiosas tinham prestação de contas. Como estava cursando o quarto período, não tinha visto ainda a disciplina de Contabilidade do terceiro setor, que é voltada para entidades sócias e fundações sem fins lucrativos.

No sétimo período comecei a estudar essa disciplina, então tomei minha decisão de escrever sobre contabilidade do terceiro setor e falar sobre contabilidade de igrejas católicas. Então encontrei no estágio e na Faculdade o tema ideal para o meu Trabalho de Conclusão de Curso.

Então vamos lá as dicas para se achar o tema ideal:

- Se identificar com o que mais gosta no decorrer do curso (disciplinas).

- Se identificar com o assunto que desperta mais curiosidade em se aprofundar, pois do assunto se delimita o tema.

- Fazer pesquisas sobre o determinado assunto verificando se tem facilidade de encontrar em livros, sites, revistas, artigos publicados e etc.

- Ler livros voltados para o assunto abordado, para que se possa fundamentar com a teoria.

- Planejar um horário de leitura, para que não se perca o foco.

- Fazer um estágio é muito importante, pois você acaba descobrindo a partir dele o que mais te interessa na área que pretende atuar.

- Fazer rascunhos e fichamentos de leitura, pois ajuda a manter um registro de tudo aquilo que você lê.

- Anotar todas as referências bibliográficas dos livros, sites, artigos lidos, pois você precisará no final para fazer a bibliografia da monografia.

Estas são algumas dicas de muitas outras que existem, mas que podem fazer a diferença para fazer uma monografia de qualidade com embasamento teórico e sem plágios.

Então agora é focar na leitura e na descoberta para um assunto que envolva sua criatividade de escrever, não se esquecendo de saber quão relevante será sua pesquisa para a sociedade.

Boa sorte e bons estudos!

Clara Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário