terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Importância das Notas Explicativas nas Demonstrações Contábeis





No fim de cada exercício social a empresa tem por obrigação elaborar com base na escrituração contábil da companhia as seguintes Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, DLPA, DFC e a DVA (Demonstração do Valor Adicionado) para companhias abertas (S/A) e facultativas para as demais sociedades, S/A de capital fechado e limitado (Ltda), a sua elaboração e juntamente com as notas explicativas para dar as informações que venham a suprir dúvidas quanto às operações que a empresa tenha feito durante o ano.

De acordo com a Lei 6.404/1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações, as Notas Explicativas são complementos das demonstrações contábeis quando necessárias para esclarecerem a situação e a evolução patrimonial da empresa. Sendo uma forma de evidenciar informações que não se pode colocar no corpo dos demonstrativos contábeis.

Essas informações adicionais suplementares poderão ser relevantes às necessidades dos usuários sobre itens constantes do Balanço Patrimonial e da demonstração do resultado.

A estrutura das Notas Explicativas encontra-se no CPC 26 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), do item 112 a 138, mostrando como se deve, apresentar, divulgar e prover a informação adicional, e outras divulgações. 







Um comentário: